75 Anos de História

 

 

A história do Expresso Caxiense funde-se com o início do transporte de passageiros e de cargas de Caxias do Sul. A empresa iniciou suas atividades em 1938 como uma cooperativa de cargas. Quando a economia local girava em torno da cooperativa de uva e vinho, um grupo de motoristas resolveu fazer uma cooperativa de caminhões. Para formar a nova empresa, cada um entrou com seu caminhão, com seu trabalho e muita vontade de cooperar e progredir. Eram 13 proprietários de caminhões aos quais se juntaram mais 11 associados que, em 1º de agosto, firmaram um contrato de constituição do Expresso Caxiense de Transporte Ltda. nome sugerido pelo primeiro gerente da empresa Armando José Pilia, com o capital inicial de 190 contos de réis.

 

Hoje, a marca se consolidou, alcançando a maturidade aos seus 75 anos, tornando-se referência no transporte de não mais de carga, mas de passageiros dentro do território do Rio Grande do Sul.

 

- É difícil o gaúcho que não conheça a marca Caxiense. Chegar a esse marco de mais de sete décadas, a responsabilidade aumenta e muito. O transporte consolidou-se na marca do canguru, que carrega seu filho com carinho, amor e proteção - compara o diretor executivo Nelson Antonio Ribeiro.

Com cerca de 400 colaboradores, a empresa investe pesado na valorização da vida.