Caxias do Sul, o berço da nossa história

A história de Caxias do Sul começa quando a região era percorrida por tropeiros, ocupada por índios e chamada Campo dos Bugres. Esse cenário começou a mudar em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos em busca de um lugar melhor para viver. Dois anos após o início da ocupação, o território recebeu a denominação de Colônia de Caxias.

Ao longo desse tempo, novas levas de imigrantes chegaram. Em 20 de junho de 1890 foi criado o Município, desmembrado de São Sebastião do Caí. O nome, Caxias, foi uma homenagem ao Duque de Caxias. A denominação atual – Caxias do Sul – viria por meio de decreto, no ano de 1944.

E desde 1938, estamos juntos à Caxias, percorrendo as estradas da sua história.

Foi em um depósito da empresa Meletti Cantergiani, na Rua Marechal Floriano, imediações da Rua Os 18 do Forte em Caxias do Sul, que alguns proprietários de caminhões cansados dos problemas como a falta de cargas e por consequência a dificuldade de sobrevivência, decidiram organizar uma espécie de cooperativa. Nascia aí a Expresso Caxiense.

O gentílico da nossa cidade, caxiense, é também a nossa marca. Desde o início famílias confiavam seus filhos, suas cartas, suas encomendas a nós. Continuamos com nossa missão de encurtar distâncias e transportar a todos com segurança e qualidade aos seus destinos. Hoje oferecemos para Caxias do Sul os serviços de transporte rodoviário, metropolitano, fretamento e turismo.

Feliz aniversário, Caxias do Sul! A Expresso Caxiense tem um orgulho imenso do seu berço e ter acompanhado o desenvolvimento das nossas estradas, o crescimento da nossa cidade.

Parabenizamos nossa Caxias e a todos os caxienses, nascidos aqui ou de coração. Afinal, Caxias sempre está de braços abertos, assim como nosso transporte carinhoso.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul e arquivo histórico da Expresso Caxiense.

Para saber mais sobre a Caxiense e suas novidades, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Caxiense (2)-min